Logo
Imprimir esta página

SENAR

Avalie este item
(0 votos)

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR / AR / AC A missão do SENAR é desenvolver ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social, voltadas para o “Homem do Campo”, contribuindo com sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania. Um dos objetivos básicos do SENAR é assistir o pequeno produtor rural ensinando novos métodos para execução de seu trabalho. Os agentes, mobilizadores, instrutores, supervisores e técnicos são capacitados e reciclados na metodologia educacional desenvolvida e difundida pela Instituição.

Atualmente na área de Formação Profissional Rural existem dois programas que estão sendo executados em nosso Estado, são eles:


Programa “Mãos que Trabalham” : Foi criado para corrigir as possíveis distorções nas relações entre empregador e empregados no campo. Possui caráter educativo/preventivo e se fundamenta na certeza de que o bem estar pleno dos trabalhadores favorece a auto-estima, a eficiência profissional e promove o progresso social e econômico. 


 Sindicato Forte : Sindicato Forte é um programa criado para estimular os sindicatos rurais de todo Brasil a uma reflexão sobre as novas formas de atuação junto aos seus associados. O intuito principal é estabelecer estratégias de desenvolvimento institucional, ajustar às novas exigências da produção rural, mais competitiva e sustentável.


 Programa Empreendedor Rural Um dos objetivos principais do Programa é desenvolver e estimular o poder pessoal dos empreendedores do agronegócio de forma a ampliar sua capacidade influenciadora nas transformações da sociedade e desenvolver competências empreendedoras para a atuação em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis. A elaboração e a implantação de projetos individuais, desenvolvidos ao longo do Programa, funcionam como elemento motivador no processo de desenvolvimento do produtor rural, que se tornará um grande empreendedor rural. O programa foi lançado em 2003. Para o ano de 2009, está prevista a participação de 24 estados, permitindo que 10 mil trabalhadores rurais e suas famílias sejam capacitados.

FAEAC

Diretoria de Comunicação da Federação da Agricultura e Agropecuária do Estado do Acre

Mais recentes de FAEAC